A tal retomada pós pandemia começa a acontecer finalmente, após avanço da vacinação, e com isso, novas tendências no marketing online começam a aparecer.
Algumas ferramentas prometem vir forte para esse e os próximos anos, como reconhecimento facial, realidade aumentada, assistente de voz e muito mais.
Portanto, vamos falar um pouco sobre essas novidades que estão por vir e o porque você deve aplicá-las no seu negócio para prosperar no mercado digital.
Boa leitura.
Tecnologias e integrações
Os avanços tecnológicos como metaverso e NFT estão crescendo muito, e além dessas tecnologias, algumas estratégias de mídias integradas tem estado na mira dos profissionais de marketing online.
A seguir, vamos entender melhor um pouco mais dessas tecnologias.
1 – Inteligência Artificial:
Os dados são importantíssimos nessa parte, por isso estar em dia com a LGPD é muito importante.
Especialistas acreditam que a aplicação de inteligência artificial vai usar os dados para melhorar segmentações e estratégias de comunicação.
Os softwares de automação de processos, de criação de relatórios, processos de compras, criação de conteúdo e muitas outras opções se tornará cada vez mais forte.
2 – Integração de mídias online e offline:
Cada vez mais o mundo online se mistura com o real, principalmente após o metaverso se popularizar.
Agora, quando um consumidor vai para o estabelecimento físico, os dados de localização ali, vão se integrar com a estratégia online.
Ou seja, é possível mandar propagandas personalizadas para um cliente que está dentro da sua loja, de forma automatizada.
3 – Assistentes de voz:
Cada vez mais a Alexa, Google Assistente e Siri têm sido usadas, principalmente nas casas conectadas, as smart homes.
Com a implementação da Internet das coisas (IOT), isso será cada vez mais fundamental no dia a dia, então pensar em estratégias de marketing online que complementam e usem o potencial desses assistente de voz, será muito positivo para as marcas.
Acredite, compras por voz serão cada vez mais comuns, como tudo estará integrado, a pessoa pode falar: “Alexa, peça uma pizza de calabresa no Ifood” e minutos depois o pedido chega, já pago, pois o cartão de crédito já estará integrado.
É realmente uma revolução.
4 – Padronização e personalização:
Comunicar de forma unificada em todas as redes sociais sera imprescindível para fixar sua marca na mente dos consumidores.
E não esqueça a mídia off-line, pois se fizer um outdoor por exemplo, a identidade visual tem que seguir o mesmo padrão.
Se a empresa sabe do que o cliente gosta, sabe também, por exemplo, que ele usa muito o WhatsApp, então ela tem uma estratégia personalizada para entregar o que ele quer no canal que ele mais utiliza.
5 – Investimento em publicidade:
Hoje já não dá mais para publicar nas redes sociais sem anunciar, senão seu post não é visto por quem deveria.
As grandes empresas sempre souberam disso, mas agora até os pequenos e autônomos estão aproveitando a opção de anunciar nas redes sociais para alavancar sua marca no mundo online.
É preciso fazer isso com uma boa estratégia, usando todos os outros pontos que já mencionamos.
6 – SEO para Negócios Locais:
Ficar na primeira página do Google é uma vantagem competitiva gigante, e se você acha que seu negócio local não pode aproveitar disso, está totalmente enganado.
Um bom trabalho de SEO pode fazer com que seu site apareça na primeira página na região onde seus clientes estão, e é aí que o trabalho começa a dar resultados.
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7 – Marketing para prateados:
Foi se o tempo que a internet era coisa de jovem, atualmente a terceira idade corresponde a uma boa parte dos usuários online, e são consumidores muito ativos nas redes.
A popularização dos smartphones, facilitou para que os mais velhos possam socializar e navegar nas redes sociais, e como possuem um bom poder aquisitivo, são ótimos consumidores para estar no radar do empresário.
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