Em meio a pandemia do novo coronavírus, o Google anunciou ontem (04/05/2020) a implementação de seu novo algoritmo.
E o que isso significa para gente?
Bom, muita coisa. O algoritmo do Google é responsável pelo posicionamento dos sites durante a pesquisa orgânica, e sempre que há uma atualização, a tendência é que o rankeamento seja muito afetado.
Porém, essa atualização de Maio 2020, como foi divulgada, tem algumas características próprias, que vamos abordar nesse artigo.
Fique com a gente e boa leitura!
O propósito da Atualização
Normalmente as atualizações de algoritmo do Google, servem para melhorar a experiência de busca de seus usuários, bem como atestar a qualidade e relevância dos conteúdos que estão anexados ao buscador.
Por isso, que em toda atualizações, os sites sofrem com quedas no rankeamento, porém em alguns casos pode acontecer uma subida de posição.
Por isso é importante toda vez que você for criar um conteúdo, estar atento as recomendações do Google e publicar o melhor conteúdo possível, que atenta essas condições. Isso torna seu conteúdo mais relevante para o público e para plataforma, e quando uma nova atualização for implementada, seu site não sofre com quedas de posição, e ainda garante um impulso no ranking.
No momento, o algoritmo ainda está apresentando certa volatilidade, por conta do que falaremos à seguir.
Covid-19 e seu impacto sociocultural
É inegável que desde que fora declarada pandemia pela Organização Mundial da Saúde, o coronavírus é assunto presente em todos os momentos do nosso dia-a-dia. E o Google, mais do que nunca se tornou a grande lanterna que todos estão buscando as informações.
A alta no número de pesquisa pelos termos relacionados a Covid-19 é absurda, fazendo com que os representantes da empresa, declarassem que nunca antes houve tanta pesquisa por um mesmo termo, por um período de tempo tão extenso.
Em contra partida, divulgaram a assustadora queda na pesquisa de termos como viagens, turismo, shows, eventos, bares, entre outros. Esse é um extrato de como o impacto do coronavírus tem influenciado no comportamento mundial.
Justamente por conta dessa busca massiva pelo termo, que o novo algoritmo do Google Maio 2020 foi implementado, de forma que as pesquisas sobre Covid-19 possam ser mais assertivas, favorecendo os conteúdos relevantes e sérios, mitigando ao máximo possíveis fake News ou quaisquer outros tipos de informações desencontradas ou mal apuradas.
Vantagens para SEO
Na comunidade de profissionais de SEO, a notícia foi vista com otimismo, pois acreditam que o potencial dessa atualização seja enorme.
Á princípio, se espera uma alteração na posição dos principais players o que abre possibilidade para que sites subam sua posição.
Por outro lado, a empresa que ainda insiste em não investir num bom SEO, e foi fazendo por conta, vai sofrer uma queda brusca no ranking, por isso sempre batemos na tecla da necessidade de conhecer muito bem as exigência do Google para ter sua marca sempre em boa colocação.
Esperasse que a demanda por implementação de SEO adequado suba bastante, e torne o ambiente online ainda mais competitivo.
O que fazer?
Como a notícia tá recém saída do forno, o quanto antes você correr para se adequar, mais chances tem de sair na frente da concorrência.
A palavra-chave nesse caso é relevância. Avalia seu conteúdo minuciosamente para entender qual a importância dele para seu público. Muita atenção nas métricas disponibilizadas pelo Google e não precisamos nem falar, mas é importante reforçar: Não utilize de esquemas ou trapaças, rankeamento integro e relevante é só com um SEO muito bem feito.
Para saber os impactos imediatos da atualização, observe por volta de uma semana, se seu site permanecer na posição atual ou subir, significa que seu SEO está bem adequado. Agora, se cair, esqueça. Segundo o próprio Google, não há nada que possa ser feito para “consertar”, portanto é bola pra frente, e trabalhar em novos conteúdos.
Se você nem tem um SEO ou nem sabe do que se trata, tenho más notícias, ou você implementa urgentemente no seu site, ou vai ficar as minguas no ambiente online.
Agora mais do que nunca é importante ter um SEO profissional para sair na frente da concorrência e se manter nas posições do topo. Por mais difícil que seja esse momento, ele vai passar, e quando passar, a posição da sua marca no ranking do Google vai ser fundamental para a retomada à todo vapor.
Nos da Coneki estamos aqui prontos para te ajudar, com experiência e clientes bem posicionados para te mostrar a seriedade do trabalho.
Entre em contato, e sai na frente com um SEO bem feito para aproveitar o máximo potencial do novo algoritmo do Google Maio 2020.